Publicidade

Publicidade

Estudar para a prova de Psicologia

Estudar para a prova de Psicologia

Olá pessoal…

 

Estudar para a prova de admissão da faculdade não está sendo muito fácil. A prova para o curso de psicologia é composta por 80 questões (entre elas: cultura geral, lógica, matemática, italiano, biologia, química e inglês), com 1h 15 min para finalizar tudo.

 

O grande problema é que a parte de cultura geral daqui não tem nada a ver com o que estudei no Brasil a vida toda. Por exemplo: “qual partido venceu as eleições na Palestina em 2006?”… (a resposta é Hamas). Alguém sabia? Eu não fazia a menor ideia!! Isso sem contar que a maior parte das perguntas é sobre os escritores italianos, da constituição italiana ou até mesmo sobre quem venceu no Palio di Siena nos anos anteriores. Coisas que para mim é complicado, pois não aprendi sobre a política italiana na escola (no máximo me falaram sobre o Império Romano, hehehe).

 

Então, em um momento de pânico, resolvi comprar um livro com 5.500 questões que foram aplicadas nas provas dos anos anteriores. Nossa, me ajudou muito, pois pelo menos leio e tento memorizar as datas, nomes e lugares. Para estudar, eu coloquei como meta fazer 100 questões por dia, pesquisando sobre as coisas que não sabia. Terminei a parte do livro sobre cultura geral (1.500 questões). Fiz 300 de lógica e quero dar uma olhadinha em química, biologia e inglês… e minha prova já é na semana que vem!!

Livro para a prova de psicologia

 

Apavorada, eu? Só porque meu futuro depende dessa prova? Imagina!! Apavorada é pouco para o meu estado, hehehe. Mas vamos lá, pelo menos terei uma resposta, sim ou não, o talvez está me matando de ansiedade.

 

Ate logo pessoal… :)

345 comentários

  1. Desde já parabéns pelo esforço, na vida o que vale é sonhar e correr atrás da realização dos sonhos a fim de que se tornem realidade, e você está no caminho certo, torço por você, beijos.

  2. Arlete Cavalcanti |

    Claro que estudar requer tempo e dedicação e claro que vc já esta com mais de meio caminho completo. Já é. Parabéns Tati.

    • Tati Bettio |

      Obrigada Arlete.

      Estou me esforçando bastante, espero que no final tudo seja como planejei.

      Logo logo chega o dia da prova, e mais uma semaninha de tortura e terei minha resposta. :)

      Beijos.

  3. Ouw vc vai se sair muito bem! você é NERD srsrrs relaxa faz tudo com calma que vai dar certo! viu? espero que sua estadia esteje sendo maravilhosa! um beijão de quem ficou morrendo de saudades! se cuida…

    • Tati Bettio |

      Ok ok… sou NERD mesmo, admito e sou feliz! Hehehehe

      Por aqui ta tudo bem, muito tranquilo até agora.

      Saudade tbm… :)

      Beijos

  4. Oldair Salles |

    Olha… gostei da canetinha vermelha da Universia rs, poxa Tati… não sabia aquela pergunta? Poxa vida!! Devora esse livro (parece ser bem interessante!) e detona no estudo… nada de ficar passeando e comendo pizza por aí!
    Torcida pra você!
    Boa sorte!

    • Tati Bettio |

      Nossa Olda, que legal que você percebeu a caneta da Universia, é a minha favorita aqui (é a que eu usava no RH), hehe.

      Estou devorando mesmo o livro, e espero passar nessa prova. Sexta-feira esta chegando, e eu preciso de nutella e pizza, porque estou nervosa, hehehe.

      Obrigada pelo apoio Olda… morrendo de saudade de você!!!

      Beijos.

  5. Paula Angelotti |

    Oi Tati,

    Força!!!Vai dar tudo certo, você é muito esforçada e inteligente!!!
    Saudadess
    bjs

  6. Felipe Marçal |

    Parabéns pelo blog !!! A partir de hj ganhou mais um seguidor!!!

  7. Nathalia Bettio |

    Boa sorte Tati, vai dar tudo certo, confio em você!

    • Tati Bettio |

      Obrigada amore… se por acaso eu não passar, você esta convidada a dividir um pote de 5kg de Nutella comigo. Um consolo, sabe como é! Hehehe

  8. Tália Lanuce |

    Parabéns, por toda dedicação….
    Sucesso!!

  9. Canetinha da Universia hein eu gostei….Foco e velocidade vc tem, agora é só acreditar.

    besos

    • Tati Bettio |

      Ari… viu que lindinha, eu assino as coisas mais importantes aqui com a minha caneta da Universia, hehe.

      Nossa, estudando eu estou viu… a briga vai ser feia com os italianos, mas eu quero entrar nessa guerra pelas vagas para psicologia de 2011!! :D

      Beijos… (sexta eu conto como foi a prova).

  10. Ana Carolina |

    Oi Tati, primeiro de tudo PARABÉNS, pelo determinação, pelo esforço e pelo blog. Me identifiquei com a sua história, até pq ela é um pouco parecidas com a minha, vamos às semelhanças…Eu também sou neta de italianos, tenho cidadania e estou planejando ir para a Itália em julho ou dezembro do ano que vem e também sou estudande de psicologia (concordo com vc sobre este ser o melhor curso do mundo rs…), só que eu já estou terminando a faculdade, me formo em julho do ano que vem (Ufa!). Estou planejando fazer uma pós ou algo do tipo na Itália. Tenho várias perguntas para vc, mas nesse momento queria saber como você decidiu para qual cidade ir, a Universidade influenciou sua escolha? Ou foi algo que vc escolheu depois? Boa sorte na prova, vai dar tudo certo!! Beijos

    • Tati Bettio |

      Oi Ana Carolina… que bom que vc faz psicologia, é realmente o melhor curso do mundo. :)

      Bom, eu tenho familia na cidade de Padova, que por acaso é onde fica a melhor faculdade de psicologia da Italia. Mas, resolvi vir para Firenze porque tinha um colega aqui que é agente imobiliario. Ai ficou mais facil de achar uma casa com um bom preço. Outra coisa que me trouxe a Firenze e não a Padova foi a questão de ser uma cidade mais turistica. Ela é grande e pequena ao menos tempo, turistica e provincial, e isso ajuda na hora de procurar um emprego. Claro que Roma e Milano são maiores, mas não tinham ninguém nessas cidades que me apoiassem.

      Olha, aqui temos um ditado: “Veneziani gran signori, Padovani gran dottori”. Então, se vc quer a melhor pós por aqui, te aconselho ir para Padova (que é a minha cidade linda do coração). :D

      Beijos!!

  11. Olá Tati… Fiquei muito entusiasmada ao saber que você estuda psicologia na Itália. Tenho um grande sonho de estudar psicologia e nunca pensei em tentar no exterior. A chance aí é maior de ter um bom emprego e ser bem remunerada ? Sou neta de portugueses e tirei cidadania portuguesa faz um mês, o que torna minha entrada na Europa mais fácil. Ver o seu desempenho e dedicaçao me deu mais entusiasmo ainda pra tentar esse curso. Todos dizem que é um curso que não ganha bem e coisas do tipo, mas tenho a concepção de que o importante é vocÊ amar o que faz e isso dará à você em troca, o que merece. Estou convicta do que quero, só n sei aonde faço a faculdade. Se pudesse me dar um auxílio :) . Parabéns pela sua determinaçao! Pode crer que vc consegue :) , afinal, vc acredita em si mesma. Beijos e boa sorte !

    • Tati Bettio |

      Oi Renata. Eu fiz 1 ano e meio de psicologia em São Paulo. Por aqui tenho que passar nessa prova para dizer que estudo psico aqui, hehe.

      Bom, por aqui a psicologia tem um campo bem amplo para trabalhar. Tanto na parte clinica como em Recursos Humanos (na Italia nasceu o movimento antimanicomial, com Franco Basaglia).

      Se da dinheiro, se não da… para mim o importante é fazer o que gosto, até porque terei de fazer aquilo até me aposentar (então tem que gostar).

      Não sei onde vc mora, mas se for em São Paulo, a melhor faculdade de psicologia é a PUC. :D

      Obrigada por acompanhar o Blog.

      Beijos.

  12. Querida Bettio ! me chamo francisca e moro a dois anos na austria ,vienna .Onde estou estudando letras na universidade de vienna .Eu li seu blog , gostaria por gentileza ,que voce tirasse me algumas duvidas de como fazer psicologia na Italia ,por que tenho familia lá …e realmente como voce mesmo falou Psicologia é o melhor curso do mundo …(hehe) minha grande paixao e por isso estou muito frustada ,por nao ter me decidico logo por isso !por favor ,me responde aqui uma coisa ;mesmo que se eu passar num vestibular de psicologia no brasil e transferir para uma universidade da italia (como fiz com o meu curso d eletras ,primeiro passei no vestibular ai e depois transferir para a uni de vienna ),mesmo assim tenho que fazer essa prova de vestibular lá??? voce já fazia psicologia no BRA? como funciona ?? a prova de matematica é objetivas ou subjuntivas ??;( beijos

    • Tati Bettio |

      Oi Francisca. Olha, eu fiz um ano e meio de psicologia na Italia. Para conseguir a documentaçao necessaria para fazer o vestibular daqui, é obrigatorio ter 1 ano de faculdade no Brasil. Mas isso nao quer dizer que vc consegue fazer transferencia para uma faculdade daqui. Tem que fazer a prova, como qualquer pessoa. Nao sei no seu caso, como sao as regras de Vienna, mas aqui na Italia, nao funciona assim. Num sei se vc fizer alguma coisas tramite consulado como funciona, mas transferencia, eu sinceramente nao conheço.

      Fiz a prova para a Università degli studi di Firenze, mas esse ano foi bem concorrido e poucas pessoas desistiram das vagas. O resultado saiu essa semana, mas infelizmente meu nome nao estava na lista, e nem posso recorrer pq todas as vagas foram preenchidas. Achei a prova bem complicada, ainda mais na parte de cultura geral, e as questoes de logica sao bem subjetivas e as de texto também.

      Boa sorte para vc. Beijos!

  13. Perdao corrigindo … As provas sao objetivas ou subjetivas?E ainda , voce conseguiu passar ,princesa ???beijos

  14. P:S:E qual a uni da italia voce esta matriculada ;)

Comente